A mudança é uma constante na vida. Ela está presente em todos os aspectos de nossa existência, desde o clima até a tecnologia. E o mundo real muda o tempo todo. Sabemos que haverá mudança. Sabemos que o nosso corpo vai mudar, que o a economia vai mudar, que as tendências e tecnologias mudarão.
E precisamos mudar de ideia à medida que aprendemos coisas novas, aprendemos mais sobre nós mesmos, nossas capacidades, nossos clientes e nosso mundo.
A Resistência à Mudança
O desconhecido dá medo. Sair da zona de conforto traz desconforto. No mundo dos negócios, a mudança é ainda mais rápida e constante. Por isso, muitos preferem resistir à mudança. Empresas montam comitês de controle para limitar mudanças. Não funciona. Para as organizações, de nada adianta a luta contra a mudança pois isso só pode levar à perda de competitividade e à concorrência.
Hoje em dia, as empresas têm duas opções: adaptar-se ou morrer. As empresas que não se adaptam às mudanças estão fadadas ao fracasso. Devemos aproveitar as oportunidades que as mudanças oferecem.
E tem um jeito certo de passar pela mudança?
É importante reagir e responder rapidamente às mudanças inevitáveis que surgirem, tanto os riscos quantos as oportunidades.
O gestor, como Andrew S. Grove traz em seu livro intitulado “ Gestão de Alta Performance”, precisa desenvolver uma maior tolerância à desordem, precisa estar mental e emocionalmente preparado para enfrentar as mudanças, novas tecnologias, técnica lançadas por alguém ou por alguma empresa da qual nuca ouvira falar antes.
Além disso, fazer com que a mudança tenha um propósito e, se possível, seja rápida e barata.
As pessoas resistem às propostas de mudanças quando não conseguem visualizar ou perceber um benefício embutido. Não basta apenas pedir para as pessoas mudarem seu comportamento, pois isso gera medo e baixa a autoestima, dando a entender que as habilidades existentes são claramente desvalorizadas.
Para as pessoas, a mudança pode levar a novos aprendizados, novas oportunidades e um crescimento pessoal. Para as organizações, a mudança pode levar a inovações, a novos mercados e a um aumento de competitividade.
Abraçando a Mudança e Enxergando as Oportunidades
Em vez de combater a mudança inevitáveis, precisamos abraçá-la. A mudança acontece para todos. Vários empresários e pessoas reconhecidas e, consideradas, bem-sucedidas só alcançaram o êxito e o sucesso porque foram capazes de lidar com mudanças de forma eficaz e aproveitar as oportunidades. Exemplos disso, podemos citar:
Steve Jobs: foi demitido da Apple em 1985. Ele ficou arrasado, mas não desistiu. Ele fundou a Next, uma empresa de tecnologia que acabou sendo adquirida pela Apple em 1997. Jobs voltou para a Apple como CEO e liderou a empresa por um período de grande sucesso.
Walt Disney: foi demitido do Kansas City Star, um jornal local, por falta de criatividade. Ele não desistiu de seu sonho de se tornar um animador e fundou a Walt Disney Productions, que se tornou uma das maiores empresas de entretenimento do mundo.
JK Rowling: escreveu o primeiro livro da série Harry Potter em uma mesa de café em um quarto de solteiro. O livro foi rejeitado por várias editoras antes de ser finalmente publicado. A série Harry Potter tornou-se uma atração global e vendeu mais de 500 milhões de cópias.
Esses são apenas alguns exemplos de como pessoas de sucesso reagiram quando enfrentaram grandes mudanças em sua vida e carreira. E também enfatiza o que Shaw Achor, fala:
“O sucesso é mais que uma simples resiliência. É uma questão de usar essa queda ´para nos impelir na direção oposta. (…) Não é simplesmente enfrentar as adversidades, mas as oportunidades que se escondem atrás delas”.
Antecipando-se e sobrevivendo à mudança
Nem sempre apenas abraçar a mudança é o suficiente. Com tantas mudanças ocorrendo no mundo, é preciso se preparar para não ficar para trás e sobreviver.
E para isso, o segredo é agregar mais valor. Empresas e pessoas que agregam mais valor se tornam mais essenciais, mais difícil de substituir, e consequentemente, mais resistente às mudanças.
Existem várias maneiras de agregar mais valor. Aqui estão algumas dicas:
- Seja criativo e inove. Pense fora da caixa e encontre novas maneiras de fazer as coisas.
- Antecipe-se, seja proativo. Não espere que as coisas aconteçam. Tome a iniciativa e faça acontecer.
- Seja colaborativo. Trabalhe bem com os outros e crie relacionamentos fortes.
- Seja positivo. Uma atitude positiva é contagiante e pode motivar os outros.
- Você está agregando mais valor? Sua empresa está agregando mais valor para os seus clientes?
Se a mudança é inerente, não adianta resistir. Precisamos nos preparar, precisamos agir.
Fonte: Image by chandlervid85 on Freepik