O Capital Humano, entendido como o valor econômico agregado pelos profissionais de uma empresa, que diz respeito às habilidades, conhecimentos, experiências e atributos dos colaboradores, é considerado o principal recurso de uma empresa na era moderna.
Ao contrário do passado, onde o foco era o capital financeiro, o RH 5.0 e outras tendências colocam as pessoas no centro da estratégia. As organizações reconhecem que investir em seus colaboradores, indo além do desenvolvimento de habilidades, é fundamental, pois pessoas são o motor que impulsiona o sucesso.
Hoje, investir no Capital Humano é promover ações de engajamento, é criar um ambiente de trabalho positivo, aumentando a motivação e o bem-estar dos colaboradores.
Nesse contexto, as conexões e as interações entre líder e liderado (díade vertical) se configuram como um pilar fundamental no desenvolvimento do Capital Humano e no sucesso das equipes.
O impacto da díade vertical e das interações sociais no desempenho individual e organizacional
A díade vertical, também conhecida como relacionamento diádico vertical, refere-se à interação entre dois indivíduos em diferentes níveis hierárquicos dentro de uma organização. Essa relação pode ser entre um líder e um membro da equipe, um supervisor e um subordinado, ou qualquer outra combinação de cargos superiores e subordinados.
Mais do que transmitir instruções e delegar responsabilidades, a díade vertical deve englobar em diálogo constante, apoio, confiança e respeito mútuo. O líder deve assumir o papel de mentor, oferecendo feedback construtivo, desafios estimulantes e oportunidades de aprendizado para o desenvolvimento profissional do colaborador.
Quando a díade vertical não funciona bem, as consequências podem ser sentidas em todo o desempenho da equipe, podendo levar à desmotivação, desestímulo e até mesmo à rotatividade de colaboradores.
De acordo com um estudo da Gallup, estima-se que empresas norte-americanas perdem 360 bilhões de dólares todos os anos devido à produtividade reduzida de colaboradores que tem relacionamentos ruins com seus chefes. Outra pesquisa, da Harvard Business School, descobriu que os líderes que têm relacionamentos positivos com seus subordinados são mais propensos a serem bem-sucedidos.
Mas, tão importante quanto a díade vertical são as outras conexões e vínculos sociais que se estabelecem no ambiente de trabalho. Uma pesquisa realizada pela Deloitte, descobriu que os funcionários que se sentem conectados a seus colegas e superiores são mais propensos a serem engajados em seu trabalho.
Quanto maior o investimento em conexões sociais no ambiente de trabalho, mais os membros das equipes capitalizam seus pontos fortes, reforçam um comportamento de aprendizado, e se mostraram mais engajados e produtivos, contribuindo mais para os lucros e apresentando mais chances de ficar mais tempo na empresa.
Por isso tudo, não se pode negligenciar a força das interações sociais, principalmente, entre líder e liderado, como o principal fator preditor tanto na produtividade diária quanto do tempo que as pessoas passam no emprego.
Os melhores líderes já reconhecem o quão crucial são as conexões no trabalho para o bom desempenho individual e organizacional e fazem o que podem para que os colaboradores se sintam valorizados.
Como construir relacionamentos fortes e investir no desempenho de alta performance
- Estabeleça conexões: a melhor maneira de estabelecer conexão no trabalho é circular pela empresa, conhecer os diferentes departamentos. A cada vez que um líder põe os pés na empresa, ele tem a chance de formar ou fortalecer uma conexão de qualidade com alguém ao percorrer os corredores da empresa. Portanto, líder, saia de trás da mesa e circule pela empresa.
- Conheça as pessoas: cumprimente os colegas com quem cruzar, olhe sempre nos olhos, o contato visual com alguém envia sinal ao cérebro que aciona empatia e afinidade. Faça perguntas interessadas, marque reuniões presenciais e jogue conversa fora com colegas e subordinados.
- Invista tempo nas pessoas: Um líder que investe tempo em seus colaboradores, orientando-os e oferecendo feedback construtivo, pode construir relacionamentos de confiança e cooperação. Utilize a técnica de escuta ativa. Muitas pessoas ouvem como quem espera uma oportunidade de falar, por isso, quando alguém entrar na sua sala para conversar, não fique com os olhos presos no computador, e quando alguém telefonar não continue digitando. Concentra-se no que o outro está dizendo, na opinião sendo expressa, e depois faça perguntas interessantes para se informar melhor sobre a questão.
- Compartilhe informações: Uma organização que incentiva o compartilhamento de informações entre diferentes departamentos pode aumentar a inovação e a produtividade. Além disso, a Cultura da empresa precisa ser sentida e vivida por todos.
- Reforce os vínculos e fomente o senso de comunidade: Uma empresa que tem um forte senso de comunidade pode ter uma maior retenção de talentos. Até a “clássica” reunião pode ser conduzida de forma a reforçar os vínculos entre os participantes. Encoraje a contribuição dos participantes.
- Saiba apoiar, elogiar e agradecer: Coloque em prática o reconhecimento e o feedback frequente. Fazer elogios específicos e sinceros por um trabalho bem-feito também fortalece os vínculos entre as pessoas. Comprovadamente, expressões de gratidão no trabalho fortalecem os laços pessoais e profissionais e geram sentimento de integração e cooperação, melhorando a coesão social. Além disso, novas pesquisas sugerem que a qualidade de um relacionamento é afetada pelo modo como apoiamos as pessoas nos bons momentos, até mais do que nos momentos difíceis. Por isso, saiba comemorar e dar boas notícias a alguém.
- Dê autonomia: Dar aos colaboradores maior autonomia e controle sobre suas atividades é uma estratégia poderosa para impulsionar a autoconfiança, confiança e satisfação. Ao conceder autonomia, os colaboradores se sentem empoderados e responsáveis por seus resultados. Essa responsabilidade os motiva a se engajarem mais em suas atividades, buscando soluções inovadoras e aprimorando suas habilidades.
As organizações que investem em construir relacionamentos positivos entre seus membros e em criar um ambiente de alta confiança e cooperação podem colher os benefícios de uma maior produtividade, inovação e retenção de talentos.
Quer saber mais como investir no desempenho de alta performance? Então leio o artigo “Como impulsionar o desempenho da equipe?”