Feedback é uma forma de fornecer retornou a uma pessoa a respeito de seu comportamento ou desempenho na execução de uma determinada tarefa. Trata-se de um ingrediente essencial para o crescimento profissional e pessoal, pois é através de feedback que obtemos e fornecemos informações valiosas sobre como estamos nos saindo, o que podemos melhorar e como podemos alcançar nossos objetivos.
Oferecer feedback eficiente é uma ação poderosa de comunicação, que estabelece um processo de compreensão, respeito e confiança.
“Um dos maiores desafios que enfrentamos, especialmente no trabalho, é se manter alinhado com os nossos valores ao dar e receber feedback”, afirma Brown no livro “A Coragem para Liderar”.
Dar feedback positivo é tão importante quanto dar feedback corretivo. Quando não damos nenhum retorno a uma pessoa, isso pode levar a baixa produtividade e, ou comportamento inadequado.
Infelizmente, muitos gestores sentem-se inseguros e não sabem dar ou realizar feedbacks de forma cuidadosa e preparada, ou seja, de forma específica, oportuna, construtiva e focado no desenvolvimento.
O Feedback nas grandes organizações
A confiança entre gestores e colaboradores é a principal característica que define os melhores locais de trabalho. Nas organizações de alta performance, o feedback aberto e honesto é utilizado como uma ferramenta poderosa para construir confiança e melhorar a comunicação entre colegas e líderes.
E é sabido que com confiança tudo é possível, inclusive o aprimoramento contínuo e resultados de mercado significativos e sustentáveis. Uma pesquisa da Gallup descobriu que as equipes que recebem feedback regular são 12% mais produtivas do que as que não recebem.
Um estudo da Harvard Business School descobriu que os funcionários que recebem feedback regular são 25% mais propensos a serem promovidos, o que comprova que fornecer feedback eficaz ajuda as pessoas a crescerem e prosperarem.
É como disse Jack Welch, ex-CEO da General Electric, “O feedback é o café da manhã dos campeões.”
Por isso, é importante ensinar gestores, líderes e funcionários as características de um feedback, capacitá-los, treiná-los para que eles possam praticar e dar feedback uns aos outros em tempo real, fortalecendo suas habilidades de dar feedback.
Como dar um feedback adequado?
Alguns cuidados precisam ser tomados e compreendidos para oferecer um feedback adequado:
- A qualidade e a quantidade do feedback determinam a qualidade das relações interpessoais: Não atrase o feedback e o dê o mais rápido possível após o evento ocorrido ou comportamento em questão. Muitos gestores, principalmente em feedbacks corretivos, postergam o feedback deixando a frustração crescer. Deixar acumular sentimentos negativos sobre mau desempenho e, ou postergar para a avaliação de desempenho só vai piorar a situação e é totalmente ineficaz.
- Evite feedback não solicitado: As pessoas têm o direito de escolher se querem ou não receber determinados feedbacks, porém, fazer essa escolha sem conhecimento pode prejudicá-los. Por isso, certifique-se de que a pessoa esteja aberta a receber feedback antes de oferecê-lo.
- Se atente ao local e a hora: O feedback deve ser dado em particular, diretamente à pessoa.
- Evite feedback pessoal: O feedback deve ser focado no comportamento ou desempenho, e não na pessoa em si. Não fale sobre características de personalidade da pessoa em vez de comportamentos específicos. É preciso ter separação entre o comportamento e o valor da pessoa. Quando as pessoas se sentem atacadas, sentem a necessidade de defender a si e as suas ações, mesmo que seja preciso distorcer os fatos. Lembre-se que o objetivo não é denegrir as pessoas, mas sim incentivá-las a crescer.
- O feedback precisa ser claro e específico: Não seja vago ou use termos genéricos que possam confundir a pessoa que está recebendo o feedback. Evite generalizações, seja específico e forneça exemplos concretos de comportamentos ou resultados.
- O feedback é uma ferramenta de mudança e desenvolvimento: Cuidado com críticas e excesso de apontamentos. O feedback deve ser equilibrado e incluir pontos positivos e negativos. Foque no que a pessoa pode fazer para melhorar, e não em seus erros.
- Seja respeitoso: Seja sempre cortês e profissional, mesmo quando estiver dando feedback negativo. Não use feedbacks negativos para diminuir ou menosprezar uma pessoa, muito menos o utilize para mostrar seu poder ou superioridade.
- Esteja aberto a ouvir: estar pronto para dar feedback exige que se esteja pronto para ouvir, fazer perguntas e aceitar que talvez não esteja entendendo a questão por completo. Muitas vezes esquecemos que um feedback é uma ótima oportunidade para se esclarecer os fatos.
- Não dê sermão: Quando damos sermões, queremos acabar logo com a conversa, queremos dar uma lição numa única conversa, ao invés de trabalhar a confiança, de apresentar a visão do que se tem das coisas e das muitas perguntas que poderiam ajudar a entender.
Como realizar um feedback
Os melhores feedbacks são feitos da seguinte maneira:
- Se coloque ao lado da pessoa e não do outro lado da mesa: pode parecer uma questão boba de posicionamento, mas o problema deve estar à frente e não entre as pessoas. Lembre-se, o feedback é uma ferramenta de redirecionamento e desenvolvimento.
- Descreva especificamente o comportamento da pessoa: O foco é no comportamento, então fale de forma clara e coerente, dê exemplos claros e concretos.
- Explique as consequências (positivas ou negativas) desse comportamento: Estamos aptos para dar feedback quando estamos prontos para reconhecer o que o outro fez bem em vez de ressaltar apenas os erros.
- Diga como você se sente com o comportamento da pessoa: quando conseguimos nos expressar de forma aberta, curiosa, e demonstrando vulnerabilidade, o nosso comportamento dá o exemplo para que o outro se abra e aja com receptividade.
- Explique por que você se sentiu assim: deixe claro o impacto do comportamento da pessoa sobre os resultados.
- Reforce o objetivo da conversa e a consideração: Lembre-se de informar que a pessoa é melhor que o erro que cometeu e que você tem confiança e torce para que ela atinja o sucesso.
Muitas vezes, dar feedback requer uma mudança de linguagem. Não esfregue o problema na cara da pessoa, ajude a esclarecer e superar o obstáculo em vez de apenas ressaltar sua participação no problema.
Uma prática que pode ajudar ao se preparar para um feedback, é imaginar uma conversa e registrar em que momentos ela pode acabar levando ao desconforto e ao sentimento de vergonha. Quando você é capaz de reconhecer a possibilidade de momentos assim acontecerem, poderá se preparar com mais segurança e como fazer para evitar que isso aconteça.
Além dos passos acima descritos, alguns profissionais acreditam que um feedback eficiente deva terminar com uma “tarefa para casa” e com data definida para uma nova conversa. Mas isso depende muito do tipo de feedback e do momento.
Lembre-se, podemos dar e receber feedback em todos os tipos de relação e áreas da nossa vida.
Usar essa ferramenta com uma escuta ativa e comunicação não violenta é a chave para grandes oportunidades de melhoria.
[…] Oferecer feedback diário e constante: é através de feedback que obtemos e fornecemos informações valiosas sobre como estamos nos saindo, o que podemos melhorar e como podemos alcançar nossos objetivos. Como ensina Kenneth Blanchard, feedback é o “alimento dos campeões”. Tem dificuldades em dar feedbacks? Quer entender mais sobre como dar feedbacks? Então leia o artigo: “Quer saber de que são feitos os melhores feedbacks?” […]